segunda-feira, 13 de outubro de 2008

PROCURA-SE: creche

E a perigrinação começou. Semana passada eu telefonei para algumas creches e comecei a me informar sobre valores e condições. Já na primeira tentativa, um susto: R$897 o turno de 8h. Hã???? Como assim?!? Nem esperei a moça me explicar que meu filho seria acomodado em um berço de ouro revestido com lençóis egípcios, enquanto móbiles de diamantes pairam sob sua cabecinha. DESCARTEI. E descartei também a possibilidade de deixá-lo em qualquer creche aqui do meu atual bairro (tudo caríssimo). Afinal, seria algo provisório, já que até o final do ano a gente deve sair daqui.

Na segunda tentativa obtive mais sucesso: R$470 e R$450 o turno de 8h, num bairro próximo ao meu trabalho. No dia seguinte fui lá visitá-las ao vivo e a cores. Mais uma vez, decepção. E mais do que isso, indignação!! Higiene? Duvido que eles saibam o significado dessa palavra. No berçário, crianças pequenas de poucos meses de idade dividem o espaço com bebezões de 2 anos. No mesmo chão onde os pobrezinhos brincam e rolam, tinha um saco de lixo semi aberto. O local de troca de fraldas é um balcão-pia totalmente inapropriado. Os bercinhos são um atentado às normas do INMETRO: o vão entre as grades laterais era tão absurdo que um bebê passaria tranquilamente por ali. Sem falar no pátio onde as crianças brincam e tomam o solzinho. Tudo extremamente SUJO. Brinquedos sujos, carrinhos sujos, cadeirinha do papá suja!! MEO DEOS.

Mas teve uma coisa que conseguiu me deixar ainda mais chocada. Quando chegamos lá (eu, Gabriel e minha mãe), era hora da soneca e os bebês estavam dormindo sozinhos no berçário, que além de tudo, fica num lugar afastado do resto da escolinha (um puxadinho atrás da casa). Gente, e se algum deles acordasse assustado? E se algum se engasgasse durante o soninho? E se trancasse o pescoço naquele berço horrível? E se tentasse pular pra fora? E se MUITAS COISAS?!?! Que creche do mal é essa?!?! E o mais impressionante é que não é um caso à parte, não. No mesmo dia eu visitei outra em condições parecidas.

Eu já tava triste, cada vez me convencendo mais que seria impossível largar meu filho, que o mais prudente seria largar o emprego!!! Mas eis que surge a creche dos meus sonhos. Há 3 quadras do apto que estamos comprando (assim que concretizar o negócio eu conto mais detalhes), com segurança na porta (além de câmeras, que podem ser acessadas pelo site com senha), muitos pátios (um pra cada faixa etária), salas arejadas, amplas, organizadas.

Fomos atendidas pela diretora da escolinha, que já foi logo dizendo (parece que ela sabia dos meus anseios) que o berçário é dividido de acordo com o desenvolvimento do bebê: assim que eles começam a caminhar, eles passam pra outra turminha, a turminha "dos primeiros passos". Além disso, eles têm todo um projeto pedagógico, ou seja, crianças do berçário também participam das atividades da escola (inclusive fazem trabalhinhos para o dia das mães!!! A-M-E-I), trabalham com música, cores, formas e texturas. Bem diferente do "come e dorme" das outras creches. Ouvindo todas essas explicações eu já estava jogando os braços pro céu, imaginem a minha felicidade quando eu fui ver a sala do berçário com meus próprios olhos. Tudo MUITO LIMPO, muito organizado, muito tudo de bom! A começar que ninguém entra lá, a sala tem um janelão de vidro (igual aqueles de berçário de hospital), onde os pais podem ir dar a espiadinha básica nos pimpolhos, sem chamar a atenção. Lá dentro tinham 5 bebês e 2 berçaristas devidamente uniformizadas (usando inclusive touca). Os pequeninos brincavam felizes ou eram balançados naqueles bouncers maravilhosos!!!! Os bercinhos são aqueles tipo de camping (com telinha), sem perigo de enforcamento ou tentativas de fuga. O local da troca de fralda é separado da salinha e o branco reflete, de tão limpo.

Bom, depois de tudo isso, tinha que ter pelo menos um "contra" né. E óbvio que seria o valor. Mas como diz aquela propaganda.... "deixar seu filho num lugar limpo e seguro, não tem preço". O turno de 8h sai por R$635.

5 comentários:

Maria Elisa disse...

e tem $$$ que pague o bem estar dos nossos pimpolhos e a tranquilidade da mamãe aqui? sim, tem! mas a gente faz um esforço =)
bj

Lorena Lara disse...

É... é o preço da tranquilidade, da segurança, do bem estar!
Já comecei a missão impossível por aqui e, pasme, a mais limpinha que encontrei é pública! Duro é conseguir vaga. De tão boa que é (e de graça) tem um fila sem fim...:(
bj

Dos Santos disse...

Dé, aqui no Rio, uma boa nessas condições que vc citou está em média R$1.500 dinheiros.
acredite, vc é uma sortuda baby.

=/
Boa sorte com a creche e o apê.

**FERNANDO a bordo** disse...

é por essas e outras...q penso seriamente se deixá-los é a melhor solução né??...é uma situação complicada...mas conseguiremos a melhor solução...acredite!!!
bjo pra vc e pro Gabriel!
:)

Elza mamãe da Analú disse...

Dé Q horror, essas creches deveriam ser denunciada!!
Ainda nw estou procurando, como sair do meu emprego quando engravidei, então só volto quando ela completar 8 meses.
Aki eles tbm cobram os olhos da cara,e é cobrado pela renda do casal, to ferrada!!