quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Chegamos no 4!!!

22 de outubro -> mesversário, medidas novas, vacinas, patati patatá.
Ontem fizemos a visita mensal à pediatra. Gabriel está ótimo:
63,5cm e 6.730g


Também conversamos bastante sobre a minha volta ao trabalho. Cada vez eu fico mais feliz por ter trocado de pediatra!! Esta mulher é ótima! Me deu todo o apoio pra continuar dando apenas LM para o meu filho e disse que frutinhas e suquinhos só depois do 5º mês! Segundo ela, caso eu não consiga tirar leite suficiente para o período em que ele ficará na creche, é melhor complementar com NAN do que introduzir papinhas. "No tempo das nossas avós se dava outros alimentos com essa idade e por sorte até nem acontecia nada, mas hoje sabemos que não é aconselhável", ela explicou. Eu já tava até imaginando as caretas que o Gabriel ia fazer, mas pelo jeito vou ter que esperar mais um mês.

Outra coisa que ela ressaltou muito é a importância do copinho. Não usar mamadeira de jeito nenhum! Foi aí que ela levantou, pegou um livro na estante e abriu direto na página onde tinha uma gravura mostrando a diferença da pegada do bebê no peito e na mamadeira. Realmente, é impressionante. No peito, o bebê faz movimentos muito complexos, usando os lábios, a gengiva e a língua. Tudo trabalhando em conjunto, num ato totalmente instintivo!! Já na mamadeira, nada disso acontece, já que o leite sai com muito mais facilidade. Aí que tá o risco do bebê não querer mais o peito.

Apesar da explicação muito convincente, eu acho que isso tudo é relativo. Eu já encomendei (junto com um tapete de atividades) um bico de mamadeira próprio pra evitar o desmame do bebê. Óbvio que corro o risco de não funcionar, mas as chances já são menores. Eu tenho lido muito a respeito, e acredito que nessas horas vale mesmo o instinto materno. Cada mãe faz aquilo que acha melhor pro seu pequeno. :-)

Hoje, pra iniciar bem o dia do mesversário, nada melhor do que umas agulhadas e umas gotinhas desagradáveis! De manhã cedinho já estávamos no Posto de Saúde, aplicando as vacinas do 4º mês. Antes de sair de casa já dei um Tylenol. Agora é torcer pra não dar nenhuma reação. Desde que chegamos em casa ele só dorme. Com a chuvinha que cai por aqui, era isso que eu devia fazer também...

Um comentário:

Dos Santos disse...

Que gordinho Dé. Samuca não é assim. Segunda iremos na consulta mensal, mas na ultima ele estava com 64cm e 6kgs, o que deixa ele comprido, mas sem dobrinhas extras. (ADORO)
Não quero um filho gordo não, mas bebe fofinho é bom demais. Sei que ele cresceu, pois está gigantão e nada de barriga.
=/

Sobre a mamadeira: eu te disse, Samuca toma toda semana e não larga o peito de jeito nenhum. ele sempre estranha a mamadeira, pois a "pega" é diferente mesmo, mas na hora da fome braba, ele traça.
mamá de mamadeira é só alimentação, mamá de peitinho é carinho tb. E eles sabem o que é bom.
iria passar ontem aqui para te deixar um beijo por conta do m~es do Gabriel, mas não consegui.
vale atrasado, né?

Beijo para os dois!

*Ahhhh, Aproveita bem a Elisa e o Tiagão quando eles te encontrarem ein...*que vontade de estra junto também*
=]

=]