domingo, 31 de agosto de 2008

Fim da lei seca

Finalmente. Como diria a Raquel, eu e o marido finalmente "tivemos um momento". Ai ai. Depois de quase 3 meses... eu já tava esquecendo como se faz.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Milagres acontecem


Isso é o que acontece numa casa onde habitam uma mãe de primeira viagem e seu bebê.

Mas hoje eu acordei inspirada. Meu pequeno tem dormido 6 horas direto a noite e só quem é mãe sabe o quanto vale isso!!!! Então hoje foi dia de FAXINA. Além de lavar as janelas (tava precidando né), limpei o chão, limpei cozinha, fogão, azulejos..... quando percebi tava até passando as camisas do namorido!!!!! Me senti a legítima dona de casa. De vez em quando é bom. Só não dá pra pegar gosto pela coisa.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Doce rotina

Uau. 5 dias sem postar nada por aqui! Vocês devem estar pensando que eu andava muito ocupada, ou quem sabe até que resolvi fazer uma faxina na casa... QUE NADA! Eu estava curtindo o bom e velho "ócio" mesmo. Ócio = ficar em casa o dia inteiro com o bebê.

Mas nossos dias não se resumiram só a isso. Ensinei meu filho desde cedo a gostar dos passeios. Com 14 dias de vida o guri já tava "batendo perna" no shopping center! E não é que ele curtiu? Nunca vi uma criança dormir tão bem em lugares barulhentos e tumultuados de gente.

Essa semana mamãe e papai estão numa missão quase impossível: achar um apto novo pra morar! E o mais novo integrante da família (e maior motivo pra precisar de um lugar maior) nos acompanha bonito na aventura. Durante o dia ele fica no colinho da mamãe olhando milhões de fotos de imóveis em sites de imobiliárias, e no final do dia, quando papai chega, é hora de ir visitá-los pessoalmente. E o menino se comporta muito bem. Se soubesse falar, aposto que até daria uns palpites.

Aproveitando o bom comportamento, arriscamos até uma noitada na pizzaria. E deu certo. Viva o bebê conforto!! Gabriel entra na tal cadeirinha e não quer mais sair de lá. Dormiu feito um anjo enquanto papai e mamãe enchiam a barriga de pizza.

E assim os dias vão passando. Crises de choro já é quase coisa do passado. As cólicas não fazem mais parte da rotina, e quando resolvem aparecer, já mais facilmente controladas. Se antes eu me desesperava e chorava junto, agora eu já consigo contornar a situação e até me orgulho de mim mesma! E é incrível como tudo é facilmente esquecido... basta o Gabriel abrir aquele sorriso. Ah, aquelas risadinhas... mamãe fica toda boba!!! Tá aí o que fiquei fazendo todos esses dias (e poderia ficar assim o resto da vida): admirando cada pedacinho do meu filho.

sábado, 23 de agosto de 2008

Vacinas do mal!

O dia do mesversário foi também dia de vacinação. Anti-pólio, tetravalente, rotavírus e prevenar (pneumococo). Duas gotinhas e duas picadas nas pernocas! Pobre do meu pequeninho, foi guerreiro. Em cada agulhada, um único berro. Um berro mudo!!! O desespero era tanto que chegava a faltar o ar e a voz não saía. Três segundos depois já tava dormindo.
A pediatra mandou dar um Tylenol antes da vacina, pra evitar reações. Mas não adiantou muito, deu igual. Passou o dia dormindo, enjoadinho, resmungando baixo feito um bichinho. E febre. Não passou de 37,6, mas já serviu pra me deixar preocupada! Foi a primeira vez que vi meu gurizinho assim desse jeito... ele só queria colo. E mesmo que não quisesse, EU não queria desgrudar dele!
Mas é um mal necessário. Mil vezes prevenir do que remediar.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Dados oficiais do 2º mês

É hoje!!! 60 dias de Gabriel.


E ontem teve consulta com a pediatra:

*59cm e 5.250g de gostosura*

Um bebê perfeito, segundo ela. E eu, uma mamãe coruja.


quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Dois meses depois...

Amanhã o Gabriel complete seus primeiros 2 meses de vida.

DOIS MESES!!!!

Muita coisa mudou. Nele. Em mim. Por dentro e por fora. Em nós e na casa. Tudo e todos.

*inacreditavelmente a roupa do primeiro dia ainda serve (esticadíssima, mas serve)*

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Muito ocupada fazendo NADA

Quem acha que ficar em casa cuidando de um bebê é fácil, e que licença maternidade é FÉRIAS, está absurdamente enganado. Só porque eu tenho tempo de atualizar o blog e dar umas navegadinhas no Orkut, não quer dizer que está me sobrando tempo. Na verdade, está me faltando paciência. Quando o Gabriel resolve dar uma folguinha (as horas de sono na tarde tem ficado cada vez mais raras), eu sento no sofá e observo a casa: o pó tomou conta. A pilha de roupas pra lavar cresceu tanto que já não cabe no cesto de roupas sujas. A louça na pia já tá criando vida própria (bem que ela podia sair andando e não voltar mais). Minha cama - que aprece um ninhozinho - eu já nem perco tempo arrumando, já deixo pronta pra próxima. Sem contar as chupetas, fraldinhas de pano (encardidas de vômito), brinquedos, e outras coisinhas de bebê maravilhosamente espalhadas pela casa. Uma loucura!!! Visão pior do que essa, só quando eu dou uma espiadinha no espelho. Nem a chapinha permanente que me custou R$300 ajuda muito. Tá faltando vergonha na cara e um tratamento de choque!
Então, pra relaxar, eu me concedo o direito de fazer coisas inúteis.
E quando finalmente eu resolvo levantar o traseiro gordo da cadeira e TRABALHAR, eis que um Gabriel se manifesta. Se não é hora do mamá, é cocô. Cocô que saiu e precisa urgentemente ser tirado (o garoto ODEIA fralda suja), ou então cocô que NÃO saiu. E esse pode ser um problema ainda maior. Lá vai mamãe fazer ginastiquinha com as pernas do bebê pra ver se sai o pum. Depois da missão cumprida, chega a hora do banho. Nessa hora pelo menos eu faço um exercício físico, transportando banheira cheia d'água pra lá e pra cá (o banheiro é pequeno, tem que encher no chuveiro e levar até o quarto). E quando parece que a brincadeira acabou, já é hora do mamá de novo. E os minutinhos do arroto pós mamá já não satisfazem mais o bebê... nada de ficar deitado, ele quer ficar em PÉ. E os braços da mamãe percebem a cada dia o quanto ele tá ficando pesado!!!
Apesar disso tudo, chega o final do dia e inacreditavelmente eu consegui lavar pelo menos 65% da louça, passar uma vassourinha básica na casa, dar uma escondida no pó, jogar umas roupas na máquina e esfregar umas fraldas. Às vezes algumas dessas tarefas com pé embalando o carrinho.
Quando o marido chega em casa, o bebê tá cheirosinho, dormindo feito um anjo, num quarto razoavelmente organizado... e eu ainda tenho que ouvir comentários do tipo: "e mesmo assim não deu pra lavar toda a louça?"

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Santo leite!

Na minha consulta de final de quarentena, a médica me assustou: disse que meu leite estava acabando! Os peitos não estavam enchendo como deveriam. A solução que ela encontrou foi simples "1 comprimidinho por dia e vai ficar estourando!". Quando cheguei em casa e fui pesquisar sobre o tal remédio milagroso, outro susto: Equilid é um antidepressivo indicado em casos de esquizofrenia!!!! Após umas consultinhas no Google e nas comunidades maternas orkutianas, vi que a coisa era bem mais normal do que eu pensava. E me atirei.

E não é que funciona mesmo?! Peitos inflados!!! Leite jorrando!!! Justo agora que o Gabriel resolveu dormir mais de 6 horas seguidas (já é a 3ª noite consecutiva, estou amando muito tudo isso!), as mamadeirinhas da mamãe aqui quase explodem mesmo! Mas longe de mim reclamar da fartura. Consegui até fazer um estoque! Pras mamães que estão a procura, eu indico essa bomba tira leite da Lillo. Na primeira tentativa eu sofri, mas logo constatei que o leite não saía porque não tinha leite pra sair mesmo! Agora o problema tá resolvido. Tirei 50ml. Detalhe: em um ÚNICO JATO.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Coisinha maluca chamada "amor"

Nunca foi segredo e eu não tenho vergonha em dizer, mas confesso que às vezes me preocupa o que o Gabriel vai pensar disso quando crescer: meu relacionamento com o pai dele começou praticamente no dia em que ele foi concebido. Mas como a vida é feita de escolhas, não é por acaso que hoje nosso anjo está aqui. Juntos, nós escolhemos que o Gabriel fizesse parte de nossas vidas. Nós escolhemos abrir mão de algumas coisas e nos lançarmos num futuro incerto. Escolhemos deixar de ser um, para nos tornamos três! E assim foi.

Hoje eu posso dizer aliviada que foi uma boa escolha. Não tenho nada do que reclamar. Foram nove meses de crescimento e descobertas. Dentro de mim crescia um pequeno embrião, e eu começava a me descobrir mãe. Por fora eu descobria um novo companheiro, uma nova forma de ver a vida, e assim crescia o amor.

Foram intensos nove meses que valeram por uns nove anos.

Espero que a era pós-barriga não acabe com a mágica.


domingo, 17 de agosto de 2008

Preciso registrar isso

Gabriel mamou às 22h e depois só 6:30.

Gabriel dormiu das 23h às 6:30.

Gabriel deixou a mamãe feliz.


sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Coisas da internet

Dica da Diva, outra pessoa muito legal que conheci no tal Orkut.

http://www.myspace.com/acalanto

Bipolaridades

Não adianta, é assim mesmo... não dá pra elogiar!!!! Depois de várias noites dormindo feliz, tivemos uma do cão! Começou tudo maravilhosamente bem: mamá às 22h, soninho das 23h às 3:30, mamá de novo e logo depois volta pro soninho. Às 5:30 eu acordo (depois de sonhar que meu filho estava sendo devorado por formigas assassinas...?!?) e percebo que ele tá chorando de verdade. Quando chego no berço, ele tá vomitando pelo nariz! Depois de mais umas 2 golfadas e muito choro, fiz ele dormir. Mas aí não sobrou nem 30 minutos pra mim e já era hora do mamá de novo. E, como sempre, depois das 7h nada de dormir. Me restou preparar um café preto bem forte e assistir as olimpíadas.

Mas o inferninho não acabou por aí. Das 10h às 13h foi só choro, resmungo e lamentação. Corre pra cá, corre pra lá, verifica fralda, frio, calor, fome... nada? Mas o que é então que faz essa criança chorar tanto?!?!?! Nessas horas eu perco a paciência. E não me orgulho disso. O pobre serzinho não pediu pra estar nesse mundo. Se eu fui irresponsável o bastante pra colocá-lo aqui, que agora eu seja paciente o suficiente pra aguentar.

É, às vezes eu acho que sou bipolar mesmo. Não tem outra explicação. Eu pensei que ia sobreviver.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Scrapbooking Digital

Arte da Maria Elisa, uma pessoa muito legal que conheci no tal Orkut.



Também no Orkut, mais informações sobre o assunto:
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=2025996

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Soninho

Eu sempre gostei muito de dormir. Quando não trabalhava ainda, costumava dormir umas 12 horas por dia. Pois é, metade do dia! Depois que virei uma assalariada, deixei isso pros finais de semana. Mas as horinhas de sono sempre foram preciosas pra mim.

Eis que chega o Gabriel. Pequeno ser faminto que a cada 3 horas acorda pedindo comida!!! E nessa hora ninguém pode fazer nada, a não ser EU, detentora da teta sagrada. Então da meia noite às 7h (horário que eu costumava dormir até então), eram 3 mamadas: a das 24h, das 3h e das 6h. Em cada uma se vão uns 20 minutos, mais uns pra trocar fralda e outros pra fazer o pequeno dormir de novo (isso quando não tem que fazer ele parar de chorar), o que no final dá em torno de 1 hora a menos no intervalo de 3 horas! Ou seja, nesse período a pobre mãe aqui dormia umas 4 horas. 4 horinhas (divididas em 2 períodos de 2h) pra quem antes dormia 12!!!! Não é mole não. E por que então eu não continuo dormindo depois do mamá das 6h? Porque ele não deixa!!! O garoto é madrugador. Depois desse horário, nada de soninho. Aliás, foi assim desde o dia 21/06/2008, quando comecei a sentir as dores do parto. Ele veio ao mundo às 6h do dia 22. Desde então, eu perdi a vez.

Mas nas últimas semanas a coisa tem mudado de cara. De vez em quando o Gabriel estica a hora do mamá em quase 6 horas! Claro que dessas 6, me sobram umas 4 pra dormir... mas mesmo assim, 4 horas ininterruptas já é um grande avanço em 50 dias. Dizem que lá pelo 3º mês isso vira rotina. Finalmente as noites serão para dormir. Mas eu não tenho do que reclamar! Todo o cansaço, mau humor, stress e olheiras... não é nada comparado ao que a gente ganha em troca.


terça-feira, 12 de agosto de 2008

Recauchutada

Bom, dei uma fugida e passei 1 semana na casa dos meus pais, na serra. Não é fácil ficar o dia inteiro sozinha com um bebê que chora e mama a cada 3 horas. Às vezes não sobra um tempinho nem pra fazer um xixi (quanto mais o nº 2). Então eu pedi socorro pra minha mãe, lógico! Aproveitei essa semana pra colocar algumas coisas em dia, principalmente as minhas consultas médicas. Fui no dentista (coisa que eu não fazia há.. humm... uns 5 anos? sim, vergonha!!), mas pra minha surpresa só foi preciso uma limpeza, os dentes ainda estão perfeitos! Já no oftalmologista a notícia não me surpreendeu: desde o ano passado minha visão piorou muito, então 0.75 de miopia já era esperado. Aproveitei a folga e encomendei os óculos. Dois dias depois já estavam prontinhos, e pra completar o novo visual, nada melhor do que um dia inteiro (inteiro mesmo: das 13h às 21h) no salão de beleza. E viva o tioglicolato de amônia!!! Alisei os cabelos e fiz um corte mais decente (o último era de minha própria autoria, nem preciso dizer que o alisamento ressaltou a imperfeição das tesouradas). O resultado tá aí na foto.

Agora, mais do que nunca, me sinto uma autêntica mamãe.